sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Com dois gols de El Shaarawy, Milan vira e derrota o Catania fora de casa

Faraó marca duas vezes e dispara na artilharia do Campeonato Italiano, enquanto equipe rossonera chega ao segundo triunfo consecutivo


Aos poucos, no ritmo de seu Faraó, o Milan começa a se recuperar no Campeonato Italiano. Nesta sexta-feira, a equipe venceu o Catania por 2 a 1, de virada, fora de casa, pela 15ª rodada do torneio, e chegou ao segundo triunfo consecutivo na competição. O grande destaque do time foi o atacante El Shaarawy, que marcou duas vezes e disparou na artilharia da Serie A, com 12 gols. O brasileiro Robinho foi titular e teve boa atuação.
O resultado fez o Milan subir, provisoriamente, para a sétima colocação, com 21 pontos. Entretanto, o mau início de campanha na Serie A ainda prejudica a equipe, que, mesmo com o triunfo, está a cinco pontos do Lazio, o primeiro time na zona de classificação para competições europeias. Já o Catania perdeu uma posição para os rossoneri e caiu para o nono lugar.
Robinho e Stephan El Shaarawy comemoram gol na partida do Milan contra o Catania (Foto: AP)El Shaarawy festeja com Robinho um de seus gols contra o Catania (Foto: AP)
Expulsão de argentino muda a partida
Apesar do triunfo, o Milan começou mal a partida. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, o Catania abriu o marcador. Lodi cobrou escanteio da esquerda e Legrotagglie subiu mais que Acerbi para cabecear para o fundo das redes, fazendo 1 a 0 para os donos da casa. Os rossoneri ainda tentaram reagir na etapa inicial, mas não conseguiram se recuperar e esbarraram nos erros de finalização.
No segundo tempo, porém, o cenário mudou completamente, graças a uma ajudinha de Barrientos, do Catania. O argentino foi expulso logo aos quatro minutos, e, depois disso, o Milan dominou completamente a partida e não demorou para chegar ao empate. Aos sete minutos, Boateng cruzou da direita, Robinho desviou e El Shaarawy, impedido, completou para o gol.
A virada também veio rápido. Aos 10, Boateng deu um belo drible em Lodi e bateu colocado, de fora da área, sem a menor chance para o goleiro Andújar, colocando o Milan na frente. A partir daí, toda a organização do Catania ruiu.
Kevin Prince Boateng comemora gol do Milan sobre o Catania (Foto: EFE)Boateng fez o gol da virada do Milan (Foto: EFE)
Domínio do Milan e gol decisivo do Faraó
Com a vantagem numérica e no marcador, os rossoneri não tiveram mais problemas. A equipe de Massimiliano Allegri passou a trocar passes com tranqüilidade e apostou no desespero do Catania para ampliar o placar. Aos 34, Robinho puxou contra-ataque e apareceu na área para finalizar. O chute, porém, saiu por cima.
O único susto veio nos acréscimos, e não foi uma jogada do Catania. Boateng foi expulso após uma entrada violenta num adversário. Entretanto, El Shaarawy tratou de tranqüilizar a torcida. Ele recebeu pela esquerda de Constant e, com extrema categoria, bateu colocado, no canto, para garantir o triunfo do Milan.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

United inaugura estátua de Ferguson, que agradece: 'Superei a morte'

Treinador ganha homenagem por seus 26 anos no comando do clube em cerimônia que contou com a presença do elenco atual e de ex-jogadores


O Manchester United inaugurou nesta sexta-feira a estátua em homenagem ao técnico Alex Ferguson, no estádio Old Trafford. A responsável por revelar o objeto foi a esposa do treinador, Cathy Ferguson. A cerimônia contou com a presença de todo o elenco atual do clube, bem como antigos comandados por Fergie, como Eric Cantona, Ole Gunnar Solskjaer e Ruud van Nistelrooy.
Ferguson está há 26 anos no comando do United e teve sua estátua, que mede 2,7 metros e é feita de bronze, inaugurada em frente à arquibancada do estádio que já leva o seu nome. Emocionado, ele agradeceu a homenagem.
- Normalmente as pessoas morrem e não veem sua estátua. Estou superando a morte. Este é realmente um momento de orgulho – declarou o treinador.
estátua Alex Ferguson inauguração Manchester United (Foto: AFP)Estátua de Sir Alex Ferguson é inaugurada nos arredores do Old Trafford (Foto: AFP)
Além das pessoas presentes no evento, Ferguson também foi homenageado por jogadores que não puderam comparecer, como David Beckham e Cristiano Ronaldo. O craque português, aliás, mandou uma mensagem em vídeo para o antigo técnico.
- Você merece isso 100%, por tudo que você fez. Eu gostaria de estar aí, mas minha agenda é apertada por causa dos jogos, você sabe. Eu espero vê-lo em breve, porque eu preciso praticar o meu inglês. Obrigado, chefe – disse o jogador do Real Madrid.
Eric Cantona estátua Alex Ferguson (Foto: Reuters)Cantona foi um dos ex-atletas presentes (Reuters)
A data desta sexta coincide com a véspera de jogo contra o Queens Park Rangers, que foi o adversário dos Diabos Vermelhos no primeiro compromisso de Ferguson em casa, em 22 de novembro de 1986. Desde então, ele conquistou 37 títulos, com média praticamente de três troféus a cada duas temporadas. Somente em seis delas ele passou em branco, além de ter sido o grande nome da virada de títulos do Campeonato Inglês contra o Liverpool (19 a 18).
A notória quantidade o fez superar praticamente em um senso comum o ex-jogador Bobby Charlton (1954-1973) e o ex-técnico Matt Busby (1945-1969) como a maior figura do Manchester United. Em toda a história, Ferguson só tem menos tempo em clubes que três técnicos: Bill Struth, que comandou o Rangers entre 1920 e 1954, Willie Maley, que dirigiu o Celtic entre 1887 e 1940, e o recordista Guy Roux, treinador do Auxerre entre 1961 e 2005.
estátua Alex Ferguson inauguração Manchester United (Foto: Reuters)Alex Ferguson acompanhou a cerimônia protegido da chuva em Manchester (Foto: Reuters)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Eliminatórias dão adeus a 2012 com 83 eliminados e Japão perto da vaga

Seleção asiática é a mais próxima do Brasil das 120 que ainda restam
na disputa pelas 31 vagas disponíveis para a Copa do Mundo de 2014


Tudo bem que ainda é novembro, mas a temporada das 120 seleções que sonham com as 31 vagas disponíveis para a Copa do Mundo de 2014 já acabou, após a disputa das eliminatórias asiáticas e outros dois jogos da classificatória europeia (Montenegro 3 x 0 San Marino e Irlanda do Norte 1 x 1 Azerbaijão) nesta quarta-feira. O fato é que 83 nações já não têm mais chances, outras estão praticamente descartadas e algumas poucas já não veem o Brasil mais assim tão longe, como no caso do Japão, que venceu o Omã e pode carimbar seu passaporte já na próxima rodada, em março.
endo japão x oma (Foto: Getty Images)Vitória sobre o Omã deixa o Japão muito perto de vaga (Foto: Getty Images)
Até agora, o Brasil é a única seleção garantida na competição por ser a sede do evento. As outras vagas estão em aberto e serão distribuídas em seis eliminatórias continentais: América do Norte e Central (3,5), África (5), Ásia (4,5), Oceania (0,5), América do Sul (4,5) e Europa (13). Aproveitando o clima de fim de ano futebolístico, o GLOBOESPORTE.COM fez um balanço de como anda a corrida até o mundial.
Ásia
Zico comemoração Iraque (Foto: Reuters)Após vitória sobre a Jordânia, Iraque de Zico já
figura na zona de repescagem (Foto: Reuters)
A rodada desta quarta-feira não eliminou nenhuma seleção asiática, mas deixou uma delas muito perto do Mundial: o Japão. A equipe da Terra do Sol Nascente venceu o Omã no final da partida e ficou a uma simples vitória da classificação para a próxima fase. Ainda assim, é possível que avance mesmo se tropeçar nas três partidas que restam, dependendo do desempenho dos adversários.
De resto, das 43 equipes que iniciaram a disputa, apenas dez restaram na atual fase, e algumas nações com relativa relevância regional já deram adeus à disputa, como é o caso de três nações que disputaram o Mundial ao longo dos dez últimos anos: Arábia Saudita, Coreia do Norte e China – essas duas últimas, inclusive, caíram na mesma chave do Brasil no Mundial de 2010 e 2002, respectivamente.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje Seleções já eliminadas (33 de um total de 43) Regulamento
Uzbequistão, Coreia do Sul, Japão e Austrália

Repescagem: Irã e Iraque
Camboja, Timor Leste, Afeganistão, Sri Lanka, Paquistão, Mongólia, Macau, Taipei, Laos, Bangladesh, Palestina, Turcomenistão, Iêmen, Síria, Quirguistão, Nepal, Vietnã, Malásia, Filipinas, Maldivas, Mianmar, Índia, Hong Kong, China, Cingapura, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Norte, Tadjiquistão, Arábia Saudita, Tailândia, Bahrein e Indonésia. As duas melhores de cada chave estarão na Copa, enquanto os terceiros colocados jogam uma repescagem em jogos de ida e volta. O vencedor assegura vaga em outra repescagem contra uma seleção da América do Sul, novamente em partidas de ida e volta por mais uma vaga no Mundial
América do Sul
Na América do Sul, não há ninguém eliminado até o momento – muito por conta do formato de disputa, em turno e returno (dez rodadas foram disputadas de um total de 18). Por isso, muita água ainda vai rolar, embora algumas seleções tenham que correr atrás do prejuízo o quanto antes em 2013. Este é o caso do Paraguai, que desde 1998 é presença constante em Mundiais e atualmente se encontra na lanterna da briga sul-americana. Bolívia e Peru, empatados logo acima, são outras equipes que perigam - e muito - ficar foram do Mundial.
Gol do Falcão contra o Paraguai (Foto: Agência AFP)Matematicamente, Paraguai é a seleção mais próxima da eliminação na América do Sul (Foto: Agência AFP)
Situação não tão dramática mas que de confortável não tem nada vive o Uruguai. Após faturar a Copa América em 2011, a Celeste teve um ano para ser esquecido, após ter vencido apenas uma das seis partidas nas quais entrou em campo pelas eliminatórias em 2012. O resultado disso foi que a equipe de Oscar Tabárez caiu para a quinta posição e, caso a disputa terminasse hoje, precisaria disputar a repescagem contra o representante asiático. A Argentina, em contrapartida, venceu cinco dois seis duelos, assumiu a ponta e é a equipe mais próxima da vaga.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje* Nenhuma seleção eliminada Regulamento
Argentina, Equador, Colômbia e Venezuela

Repescagem: Uruguai.

* Brasil está classificado automaticamente
Nenhuma seleção eliminada As nove seleções se enfrentam em turno e returno em grupo único. Os quatro primeiros colocados garantem vaga para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, enquanto o quinto disputa um playoff contra um representante da Ásia.
América do Norte e Central
Das 35 equipes que começaram a disputa na América do Norte e Central, apenas seis restaram para contar história e brigar pelas três vagas diretas ou então tentar a sorte na repescagem contra o representante da Oceania: Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Honduras e Panamá. Entre os eliminados, o mais marcante, talvez, seja Trinidad e Tobago, seleção que disputou o Mundial de 2006, mas foi eliminada logo na primeira fase, sem uma vitória sequer.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje Seleções já eliminadas (29 de um total de 35)
Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Honduras e Panamá estão classificados para a fase decisiva, onde os três melhores garantem participação na Copa do Mundo, enquanto o quarto colocado disputa repescagem contra uma equipe da Oceania (provavelmente a Nova Zelândia). Montserrat, Anguilla, Ilhas Virgens Britânicas, Aruba, Ilhas Turcas e Caícos, República Dominicana, Suriname, Ilhas Cayman, Trinidad e Tobago, Bermuda, Barbados, Nicarágua, Dominica, Porto Rico, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Belize, São Vicente e Granadinas, Granada, Haiti, Curaçao, Ilhas Virgens Americanas, Guatemala, Antígua e Barbuda, El Salvador, Guiana, Canadá, Cuba e Bahamas (abandonou a disputa).
Europa
Com apenas quatro rodadas disputadas até agora - todas no segundo semestre de 2012 -, o caso da Europa é muito parecido do que o acontece na América do Sul. Isso faz com que seja muito cedo para que alguma seleção possa estar classificada ou matematicamente eliminada. O que também não aumenta muito as chances de equipes como Liechtenstein, Andorra e Ilhas Faroe, por exemplo, que ainda estão zeradas na tabela e só um milagre as levaria ao Brasil em 2014.
Cristiano Ronaldo, Portugal (Foto: Agência AFP)Portugal de CR7 está seriamente ameaçado (AFP)
Entre as seleções mais tradicionais, Portugal é quem vive a situação mais complicada neste momento. Com quase metade das eliminatórias percorridas (quatro de dez rodadas, com a exceção do Grupo I, de Espanha e França, que tem um time a menos), os lusos estão empatados com Israel na segunda colocação, mas perdem no critério de desempate e nem a repescagem disputariam caso a disputa terminasse hoje. Para piorar, a líder Rússia tem cinco pontos a mais e a vaga direta é um sonho relativamente distante.
A grande surpresa que veio Velho Continente no apagar das luzes de 2012 foi a vitória de Montenegro por 3 a 0 sobre o lanterna San Marino que colocou a equipe na liderança do Grupo H, o mesmo da Inglaterra. Com o resultado, os britânicos fecham o ano na segunda colocação da chave, na zona da repescagem.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje Nenhuma seleção eliminada Regulamento
Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Espanha.

Na repescagem: Croácia, Bulgária, Suécia, Hungria, Noruega, Israel, Grécia, Inglaterra e França.
Nenhuma seleção eliminada As 53 seleções são divididas em oito grupos de seis equipes e um de cinco no sistema de pontos corridos em turno e returno. Os nove primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Já os oito melhores segundos lugares disputam uma repescagem no sistema mata-mata para decidir outras quatro vagas para o Velho Continente
África e Oceania 
A África tem apenas 12 equipes fora da disputa, todas elas de pouca relevância no cenário internacional. Destaque para a equipe de Ilhas Maurício, que desistiu de disputar as eliminatórias no meio do caminho. De resto, apenas duas rodadas foram disputadas em 2012 – ambas as primeiras da atual fase de grupos -, e 40 seleções ainda têm chances de avançar à fase final. Lá, dez times formariam cinco confrontos de ida e volta e os vencedores avançam diretamente ao Mundial.
Taiti Oceania Copa das Confederações (Foto: Divulgação)Garantido na Copa das Confederações, Taiti não tem mais chances de ir à Copa de 2014 (Foto: Divulgação)
Já a disputa da Oceânia é a mais apurada e apenas duas seleções permanecem com chances: Nova Zelândia e Nova Caledônia, que se enfrentam em março. Os All Whites garantem vaga na repescagem contra o representante da Concacaf com uma vitória simples em casa sobre os rivais. Entre os nove eliminados, o caso mais curioso é o Taiti, campeão da Copa das Nações e representante regional na Copa das Confederações de 2013, no Brasil.
Quem estaria classificado caso as eliminatórias terminassem hoje Seleções já eliminadas
África: Etiópia, Tunísia, Costa do Marfim, Zâmbia, Congo, Nigéria, Egito, Benin, Líbia e Senegal seriam os vencedores de seus respectivos grupos e se cruzariam num mata-mata decisivo, ainda a ser sorteado. África (12 de um total de 35): Burundi, São Tomé e Príncipe, Chade, Eritreia, Suazilândia, Djibuti, Seychelles, Somália, Comores, Madagascar, Guiné-Bissau e
Ilhas Maurício (abandonou a disputa).
Oceania: Nova Zelândia (na repescagem contra o representante da Concacaf) Oceania (9 de um total de 11): Tonga, Samoa Americana, Ilhas Cook, Vanuatu, Samoa, Fiji, Papua Nova Guiné, Taiti e Ilhas Salomão.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pastore faz 'lobby' por Cristiano Ronaldo no PSG: 'Seria fantástico'

Meia argentino elogia o craque do Real Madrid e mostra empolgação com a perspectiva de atuar ao lado do lusitano, mas clube francês nega proposta


Javier Pastore Paris Saint-Germain (Foto: AFP)Pastore já sonha com CR7 no PSG (Foto: AFP)
Em busca da contratação de Cristiano Ronaldo, o Paris Saint-Germain tem entusiastas da ideia em seu próprio elenco. Nesta quinta-feira, o meia Javier Pastore elogiou a possível chegada do craque português e mostrou empolgação com a chance de atuar ao lado do jogador do Real Madrid.
- Cristiano é um dos melhores jogadores do mundo. Ele marca em muitas partidas e faz a diferença. Se assinasse com o PSG seria fantástico para o clube e para os jogadores que estão aqui – declarou Pastore ao jornal “L’Equipe”.
Antes de Pastore, o agente de Ibrahimovic, Mino Raiola, já havia feito “lobby” pela contratação de Cristiano Ronaldo, garantindo que os dois atacantes poderiam jogar juntos, sem problemas.
- Estou confiante que Zlatan e Cristiano poderiam alcançar grandes coisas juntos em Paris. Grandes jogadores não têm problemas em jogar juntos. Cristiano Ronaldo no PSG é apenas uma hipótese, mas eu acredito que é uma possibilidade real. Há um ano seria loucura, mas não agora - disse o empresário ao diário “Le Parisien”.
Recentemente, o jornal italiano “Gazzetta dello Sport” noticiou que o PSG estaria disposto a oferecer € 100 milhões (R$ 263 milhões) ao Real Madrid para assegurar a contratação de Critiano Ronaldo. Logo depois, porém, o presidente do clube francês, Nasser Al-Khelaifi, negou que havia feito uma proposta pelo português.
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Borussia Dortmund (Foto: AP)Especulações sobre ida de Cristiano Ronaldo para o PSG continuam na Europa (Foto: AP)