sexta-feira, 23 de novembro de 2012

United inaugura estátua de Ferguson, que agradece: 'Superei a morte'

Treinador ganha homenagem por seus 26 anos no comando do clube em cerimônia que contou com a presença do elenco atual e de ex-jogadores


O Manchester United inaugurou nesta sexta-feira a estátua em homenagem ao técnico Alex Ferguson, no estádio Old Trafford. A responsável por revelar o objeto foi a esposa do treinador, Cathy Ferguson. A cerimônia contou com a presença de todo o elenco atual do clube, bem como antigos comandados por Fergie, como Eric Cantona, Ole Gunnar Solskjaer e Ruud van Nistelrooy.
Ferguson está há 26 anos no comando do United e teve sua estátua, que mede 2,7 metros e é feita de bronze, inaugurada em frente à arquibancada do estádio que já leva o seu nome. Emocionado, ele agradeceu a homenagem.
- Normalmente as pessoas morrem e não veem sua estátua. Estou superando a morte. Este é realmente um momento de orgulho – declarou o treinador.
estátua Alex Ferguson inauguração Manchester United (Foto: AFP)Estátua de Sir Alex Ferguson é inaugurada nos arredores do Old Trafford (Foto: AFP)
Além das pessoas presentes no evento, Ferguson também foi homenageado por jogadores que não puderam comparecer, como David Beckham e Cristiano Ronaldo. O craque português, aliás, mandou uma mensagem em vídeo para o antigo técnico.
- Você merece isso 100%, por tudo que você fez. Eu gostaria de estar aí, mas minha agenda é apertada por causa dos jogos, você sabe. Eu espero vê-lo em breve, porque eu preciso praticar o meu inglês. Obrigado, chefe – disse o jogador do Real Madrid.
Eric Cantona estátua Alex Ferguson (Foto: Reuters)Cantona foi um dos ex-atletas presentes (Reuters)
A data desta sexta coincide com a véspera de jogo contra o Queens Park Rangers, que foi o adversário dos Diabos Vermelhos no primeiro compromisso de Ferguson em casa, em 22 de novembro de 1986. Desde então, ele conquistou 37 títulos, com média praticamente de três troféus a cada duas temporadas. Somente em seis delas ele passou em branco, além de ter sido o grande nome da virada de títulos do Campeonato Inglês contra o Liverpool (19 a 18).
A notória quantidade o fez superar praticamente em um senso comum o ex-jogador Bobby Charlton (1954-1973) e o ex-técnico Matt Busby (1945-1969) como a maior figura do Manchester United. Em toda a história, Ferguson só tem menos tempo em clubes que três técnicos: Bill Struth, que comandou o Rangers entre 1920 e 1954, Willie Maley, que dirigiu o Celtic entre 1887 e 1940, e o recordista Guy Roux, treinador do Auxerre entre 1961 e 2005.
estátua Alex Ferguson inauguração Manchester United (Foto: Reuters)Alex Ferguson acompanhou a cerimônia protegido da chuva em Manchester (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário