segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Largada de gala: Manchester City goleia Newcastle e impressiona

Na primeira partida oficial sob o comando de Pellegrini, equipe estreia três dos quatro reforços e mostra futebol de candidato ao título do Inglês


A era Manuel Pellegrini começou oficialmente para o Manchester City. E da melhor forma possível. O treinador chileno, que só foi campeão de um torneio de pré-temporada com o Villarreal nos nove anos em que está na Europa, pode, finalmente, sonhar com grandes conquistas. Nesta segunda-feira, os Citizens estrearam no Campeonato Inglês com uma goleada por 4 a 0 sobre o Newcastle. Venceram e convenceram. Os reforços Fernandinho e Navas tiveram boas atuações, e a equipe mostrou um belo futebol. Os rivais que se cuidem.
O Manchester gastou 83 milhões de libras (R$ 312 milhões) em quatro contratações para a temporada. Além da dupla titular, o atacante espanhol Negredo entrou aos 35 minutos do segundo tempo e quase marcou - o gol não foi assinalado por causa de impedimento marcado pelo árbitro. O montenegrino Jovetic não foi relacionado por ter sido poupado pelo treinador para evitar problemas físicos, já que se reapresentou com sobrecarga muscular após compromisso com a seleção.
Os jogadores do City fizeram uma homenagem diferente ao ex-goleiro Bert Trautmann, que defendeu as cores do clube por 15 temporadas e morreu nesta segunda aos 89 anos. Todo o time entrou para o aquecimento vestindo camisa de goleiro com nome e número da lenda do clube. Os jogadores também entraram em campo vestindo faixas pretas nos braços.
Aguero comemora gol do Manchester City contra o Newcastle (Foto: Agência Reuters)Agüero fez um dos gols da goleada do Manchester City (Foto: Agência Reuters)
Cidadãos demolidores
A torcida do City tem motivos de sobra para sonhar com uma temporada de sucesso. A equipe teve uma atuação impressionante em boa parte do primeiro tempo, e os reforços que começaram jogando honraram alto investimento feito pelo clube durante a janela de transferências. Os Citizens iniciaram a partida sem deixar o Newcastle respirar. Foram cinco chances de abrir o placar em menos de dez minutos.
Pellegrini Manchester City e Newcastle (Foto: Agência Reuters)Pellegrini  levou a campo um time sem medo de
buscar o ataque (Foto: Agência Reuters)
O primeiro gol foi feito aos seis minutos. Dzeko, que se movimentava mais que seu companheiro de ataque, o baixinho Agüero, fez boa jogada na ponta esquerda e cruzou. A bola bateu na defesa, e Silva aproveitou a sobra cabeceando para o gol. O Newcastle não conseguiu acertar conclusão alguma na meta adversária. Ben Arfa, responsável pela armação, foi o único a arriscar, de longa distância.
Os reforços caíram cedo nas graças da torcida azul. Apesar de ter ficado preso à marcação para deixar Yaya Touré mais solto, fazendo a função de "box to box" (ajudando a defesa e o ataque), Fernandinho foi fundamental para o City. O brasileiro roubou bolas que geraram contra-ataques perigosos. Navas, escalado no lado direito do meio de campo, se destacou pela velocidade e forte marcação no ataque. A disposição do espanhol lhe rendeu alguns aplausos dos torcedores.
Navas e Yanga Mbwia, Manchester City e Newcastle (Foto: Agência EFE)Rápido e guerreiro, Navas foi aplaudido pela torcida dos Citizens (Foto: Agência EFE)
City amplia, mas Newcastle apela para a violência
O Manchester fez o segundo gol aos 21 minutos. Kompany roubou a bola e partiu para o ataque, deixando a bola com Dzeko, que tocou de calcanhar para Agüero. Com a defesa desprevenida, o argentino avançou e chutou rasteiro, no canto direito do goleiro Krul. A bola ainda raspou na trave. Após o segundo gol, o Newcastle começou a apelar para a violência, e o jogo foi parado em algumas oportunidades por causa da exagerada força dos defensores alvinegros.
Foram três cartões amarelos para os visitantes antes do intervalo. Os mandantes poderiam ter ampliado nos acréscimos. Fernandinho roubou a bola no meio de campo e fez lindo lançamento para Agüero, que chutou e viu a bola bater no braço de seu marcador. Mas o árbitro não marcou pênalti. No último minuto, o Newcastle ficou com um a menos. Taylor levou vermelho direto por ter acertado o atacante argentino na cabeça.
Aguero e Taylor Manchester City e Newcastle (Foto: Agência Reuters)Taylor agrediu Agüero infantilmente e foi expulso pouco antes do intervalo (Foto: Agência Reuters)
Goleiro tenta fazer milagres, mas não evita goleada
Com um a mais, o City voltou para a segunda etapa ainda mais forte. E o terceiro gol foi feito aos cinco minutos. Agüero sofreu falta na entrada da área, Touré cobrou com perfeição e ampliou. Era o jogo de um time só. A goleada poderia até ser maior se o goleiro Krul não estivesse inspirado e fizesse difíceis defesas para o Newcastle.
O paredão Krul não conseguiu se manter firme por muito tempo. O City tanto tentou que chegou ao quarto gol. Aos 30 minutos, Zabaleta tocou para Dzeko, que fez o corta-luz e contou com a velocidade de Nasri. Ele ganhou de Debuchy na corrida e chutou rasteiro no cantinho. Faltava um estreante aparecer. Negredo entrou aos 35 minutos e chegou a deixar sua marca. O espanhol partiu para a comemoração, mas o árbitro já havia assinalado impedimento duvidoso.
Aquecimento jogadores do manchester city antes do jogo contra o newcastle (Foto: Agência Reuters)Jogadores do City homenagearam o ex-goleiro Trautmann, que faleceu nesta segunda (Foto: Reuters)

domingo, 11 de agosto de 2013

Porto vence o Vitória de Guimarães e fatura sua 20ª Supercopa de Portugal

Time não toma conhecimento do adversário e decide o confronto ainda no primeiro tempo. Técnico Paulo Fonseca ganha título na estreia pelo clube

O Porto conquistou na tarde deste sábado sua 20ª taça da Supercopa de Portugal, sendo que a quinta consecutiva. Com muita tranquilidade, o time passou na decisão pelo Vitória de Guimarâes por 3 a 0, no lotado Estádio Municipal de Aveiro, que recebeu cerca de 30 mil pessoas. O técnico Paulo Fonseca acabou entrando para a história do clube ao ganhar um título em seu primeiro jogo oficial e igualou o feito de Victor Fernandes, António Oliveira, Fernando Santos, Villas Boas e Vítor Pereira.
Lucho Gonzalez comemora gol do Porto sobre Vitória Guimarães (Foto: AFP)Lucho Gonzalez comemora o terceiro gol do Porto sobre o Vitória Guimarães na grande decisão (Foto: AFP)


A partida começou com um gol do Porto. Logo aos seis minutos, Licá abriu o placar, após receber cruzamento de Lucho Gonzalez. O colombiano Jackson marcou o segundo aos 18. Antes do fim do primeiro tempo, Lucho aproveitou um rebote do goleiro para ampliar e praticamente decretar a vitória.
A Supercopa Cândido de Oliveira é uma partida organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, que anualmente opõe o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal. As outras equipes que já conquistaram o título são: Sporting (sete), Benfica (quatro), Boavista (três) e V. Guimarães (um).

sábado, 3 de agosto de 2013

West Bromwich confirma a contratação de Lugano

Aprovado nos exames médicos, zagueiro uruguaio assina contrato por dois anos e é anunciado oficialmente

Lugano West Bromwich (Foto: Reprodução / West Bromwich)Luganoexibe a nova camisa na carreira
(Foto: Reprodução / West Bromwich)
Diego Lugano é jogador do West Bromwich. A direção do clube inglês confirmou, no fim da noite de sexta-feira (já madrugada de sábado no Brasil), a contratação do zagueiro uruguaio. Aprovado nos exames médicos de praxe, o ex-jogador são-paulino assinou compromisso por dois anos de duração, após uma temporada e meia defendendo o Paris Saint-Germain e rápido período de empréstimo ao Málaga.
Animado com o reforço, o treinador dos Baggies, Steve Clarke, exaltou as qualidades do capitão da Celeste, como experiência, garra e uma inesgotável vontade de vencer, marca esta que sempre caracterizou o zagueiro.
- Estou muito feliz em receber Diego. Ele é um zagueiro experiente, que vai aumentar a concorrência nessa área da equipe. Este (a Premier League) é um campeonato difícil. Você precisa muitos bons jogadores em seu elenco, e Diego é, sem dúvida, um deles. Como alguns outros que temos aqui, Diego é outro jogador que é capitão na seleção de seu país e um líder. Ele tem uma verdadeira fome e ambição para jogar e ter sucesso na Premier League – ressaltou Clarke ao site oficial do clube.
Aos 32 anos, Lugano vestirá agora a camisa 14 do West Brom, oitavo colocado no Inglês da última temporada. Revelado no Nacional, o defensor despontou para o mundo defendendo o São Paulo de 2003 a 2006. Negociado para o Fenerbahçe, foi para o PSG após cinco anos no futebol turco.