sábado, 14 de novembro de 2009

Egito, épico, consegue levar decisão a jogo extra

Prometia emoção - e teve emoção. Até os 46 minutos do segundo tempo, a Argélia se garantia na Copa do Mundo de 2010, como última classificada direta das Eliminatórias Africanas. O Egito vencia por 1 a 0, mas o resultado mantinha as Raposas do Deserto como primeiras colocadas do grupo 3, pelo melhor saldo de gols (6 contra 4). Todavia, já nos acréscimos do segundo tempo, Emad Moteab marcou o segundo gol que os egípcios, vice-líderes, precisavam, e forçou a realização do jogo de desempate entre as duas equipes, na próxima quarta.

Precisando vencer no mínimo por dois gols de diferença, para forçar a realização de um jogo de desempate, o Egito criou um ambiente de bastante pressão, no estádio El-Qahira, no Cairo. Primeiro, por parte da torcida, que chegou a apedrejar o ônibus que chegava ao estádio com os jogadores argelinos, repetindo agressão feita durante a semana.

Já com o jogo iniciado, demorou pouco para que o time de Hassan Shehata ampliasse a pressão em busca do resultado, abrindo o placar com rapidez. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Mohamed Aboutrika chutou, e o goleiro Lounes Gaouaoui rebateu. Na sobra, em meio à confusão na área, Amr Zaki conseguiu colocar a bola nas redes, fazendo 1 a 0 para os egípcios.

Todavia, os argelinos foram se aclimatando ao jogo, e logo criaram chances. Aos 19, Karim Ziani cabeceou para ótima defesa de Essam El-Hadary, e, aos 34, o goleiro do Egito voltou a salvar o time, ao espalmar para fora cobrança de falta de Nadir Belhadj.

Depois destes lances argelinos, o Egito voltou a pressionar ininterruptamente. Aos 40 minutos, Mohamed Homos completou cruzamento de Ahmed Al-Muhamadi, mas mandou a bola para fora. Ainda antes do intervalo, aos 49 minutos, Antar Yahia ainda teve grande chance de empatar o jogo, mas El Hadary defendeu novamente.

No segundo tempo, a equipe da casa foi com tudo em busca do gol que levaria ao jogo desempate. Logo aos cinco minutos, Aboutrika recebeu a bola na área, mas bateu muito por cima do gol de Gaouaoui. O nervosismo começou a tomar conta dos egípcios, enquanto a Argélia começou a criar mais chances. Aos 12, Rafik Saifi quase conseguiu tirar a bola do alcance de El Hadary, mas o goleiro se recuperou e defendeu.

Porém, a maior chance do Egito veio no fim da partida. Aos 35 minutos da etapa final, Al-Muhamadi executou cruzamento para a área, e Aboutrika completou com uma forte cabeçada, mas Gaouaoui espalmou, salvando a Argélia. O Egito continuou criando chances e mais chances, mantendo os visitantes na defesa.

E, finalmente, aos 50 minutos, dentro dos seis minutos de acréscimo dados pelo árbitro Jerome Damon, da África do Sul, veio o gol que explodiu o El-Qahira. Emad Moteab, que substituiu Amr Zaki no decorrer do segundo tempo, subiu de cabeça, e mandou a bola para o fundo das redes de Gaouaoui. O gol igualou Egito e Argélia em pontos (13), em saldo de gols (5) e em todos os outros critérios de desempate, forçando o jogo extra.

As equipes voltam a campo em partida única, na próxima quarta, em Omdurman, no Sudão.

Pelo outro jogo do grupo 3, Ruanda e Zâmbia empataram sem gols. Na única partida do grupo 4, o Benin superou o Sudão fora de casa, por 2 a 1. Gana e Mali encerram suas participações, na única partida das Eliminatórias Africanas deste domingo.

Confira os jogos das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2010

Grupo A
Marrocos 0x2 Camarões
Togo 1x0 Gabão

Grupo B
Moçambique 1x0 Tunísia
Quênia 2x3 Nigéria

Grupo C
Egito 2x0 Argélia
Ruanda 0x0 Zâmbia

Grupo D
Sudão 1x2 Benin
Gana x Mali

Grupo E
Costa do Marfim 3x0 Guiné
Burkina Fasso 1x0 Malauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário